AS FLORES AMARELAS SÃO PRODUZIDAS EM DENSOS AGLOMERADOS E EXALAM UMA INTENSA FRAGRÂNCIA DE MEL E BAUNILHA. AS FOLHAS DA ERVA SÃO COMESTÍVEIS E GERALMENTE ADICIONADAS EM SALADAS E SOPAS.
VOCÊ RECEBE:
30 SEMENTES DE GALIUM VERUM (ERVA COALHEIRA, ERVA DO COALHO, COALHO DE QUEIJO) + FRETE (FAVOR CONSULTAR)
NOMENCLATURA BOTÂNICA: GALIUM VERUM SUBSP. VERUM
NOME COMUM: ERVA COALHEIRA, ERVA-DO-COALHO, COALHO DE QUEIJO, COALHA LEITE, GÁLIO, YELLOW BEDSTRAW, LADYS BEDSTRAW
FAMILIA: RUBIACEAE
ORIGEM: EUROPA E ÁSIA
ALTURA: 30 - 60 CENTÍMETROS
LUMINOSIDADE: PLENO SOL, SOMBREAMENTO PARCIAL
CLIMA: VER DESCRIÇÃO
GALIUM VERUM É UMA PLANTA HERBÁCEA PERENE NA MESMA FAMÍLIA DO CAFÉ; DIFUNDIDA NA MAIOR PARTE DA EUROPA, NORTE DA ÁFRICA E ÁSIA. É NATURALIZADA NA TASMÂNIA, NA NOVA ZELÂNDIA E NOS ESTADOS UNIDOS.
É UM GÊNERO COSMOPOLITA, BEM REPRESENTADO NAS ZONAS TEMPERADAS DA EURÁSIA, AMÉRICA DO NORTE E MÉXICO, MAS TAMBÉM PRESENTE EM ZONAS TEMPERADAS FRIAS DAS ALTAS MONTANHAS DAS REGIÕES TROPICAIS.
AS FLORES AMARELAS SÃO PRODUZIDAS EM DENSOS AGLOMERADOS E EXALAM UMA INTENSA FRAGRÂNCIA DE MEL E BAUNILHA.
NO ADO, AS PLANTAS SECAS ERAM USADAS PARA ENCHER COLCHÕES, JÁ QUE O CHEIRO DE CUMARINA DAS PLANTAS AGE COMO UM REPELENTE DE PULGAS.
AS FOLHAS DA ERVA SÃO COMESTÍVEIS E GERALMENTE ADICIONADAS EM SALADAS E SOPAS.
O NOME COMUM LADYS BEDSTRAW É UMA REFERÊNCIA EM ASSOCIAÇÃO COM A VIRGEM MARIA.
A ETIMOLOGIA DO NOME GENÉRICO (GALIUM) DERIVA DA PALAVRA GREGA (GALA), QUE SIGNIFICA LEITE, UMA ALUSÃO AO USO DA ESPÉCIE COMO FONTE DE COALHO PARA LEITE. DURANTE MUITO TEMPO, O COALHO DE TODA A PLANTA E AS FLORES FORAM USADAS PARA A COAGULAÇÃO DO LEITE E A PRODUÇÃO DE QUEIJO. EM GLOUCESTERSHIRE (CONDADO NO SUDOESTE DA INGLATERRA) AS FLORES FORAM USADAS PARA COLORIR O FAMOSO E TRADICIONAL QUEIJO GLOUCESTER.
ALÉM DO CORANTE ALIMENTAR AMARELO DAS FLORES, UM ESPLÊNDIDO CORANTE VERMELHO-CORAL É PRODUZIDO A PARTIR DAS RAÍZES DA PLANTA.
ALGUMAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS SÃO ATRIBUÍDAS A PLANTA GALIUM VERUM, PARA CITAR APENAS ALGUMAS, COMO PURIFICANTE DOS RINS, FÍGADO, PÂNCREAS E BAÇO DAS SUBSTÂNCIAS TÓXICAS; DISTÚRBIOS DAS GLÂNDULAS LINFÁTICAS ENTRE DIVERSOS OUTROS. NO USO EXTERNO É RELATADO QUE A INFUSÃO DA PLANTA AJUDA A CURAR RAPIDAMENTE FERIDAS GRAVES NA PELE.
ESTUDOS CIENTÍFICOS TEM DEMONSTRADO QUE A PLANTA INIBE FORTEMENTE A MOTILIDADE DAS LINHAGENS DE CÉLULAS DE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO E PROTEGE OS QUERATINÓCITOS DA MUCOSA CONTRA DANOS TÓXICOS DO DNA.
INFORMAÇÕES MAIS DETALHADAS NOS LINKS ABAIXO:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25017936
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24366449
EM SEU HABITAT, O GÁLIO PODE SER ENCONTRADO EM SOLOS SECOS E POBRES, NAS BORDAS DAS ESTRADAS, PRADOS, FLORESTAS ABERTAS, ENCOSTAS E PRÓXIMAS AO MAR EM ALTITUDES ATÉ 2.600 METROS.
A ESPÉCIE É DE FÁCIL ADAPTAÇÃO, BASTANTE RÚSTICA EM CULTIVO E, RESISTENTE A SECA E GEADA APÓS BEM ESTABELECIDA.